Sistema musculoesqueletico dos caes banner 1920x560 01 v2

Introdução à Anatomia e Fisiologia do Sistema Músculo Esquelético dos Cães

Descrição do curso



Este curso introdutório de Anatomia e Fisiologia do Sistema Músculo-Esquelético dos Cães foi desenvolvido para quem...


 ... é apaixonado por cães

... quer conhecer mais sobre o mundo canino e não tem nenhum conhecimento sobre anatomia ou fisiologia canina:

... quer compreender o funcionamento do corpo do cão e avaliar o impacto de uma brincadeira em casa ou do seu trabalho sobre ele;

... quer previnir problemas de saúde e dar mais qualidade de vida aos cães;

... quer entender os termos utilizados na veterinária e melhorar a comunicação com o médico veterinário;

... gosta de estudar em casa, ao seu tempo;

... pretende participar dos cursos presenciais de massagem da AnimaTherapy.


Com uma série de quatro cursos que abordará o corpo inteiro dos cães, você terá um primeiro contato com o sistema músculo-esquelético no curso denominado MOVIMENTO. Em breve, os demais sistemas que compõem o corpo do cão, suas divisões anatômicas e seu funcionamento básico, também serão disponibilizados. 


O curso MOVIMENTO foi construído de modo a oferecer uma sólida base de conhecimento em anatomia e fisiologia dos cães, por meio de uma linguagem de fácil compreensão e recursos amigáveis. Então, se você não estiver [email protected] com termos técnicos utilizados na anatomia veterinária, não se preocupe! Você será plenamente capaz de entender tudo de maneira fácil e, se ainda restar alguma dúvida, estaremos sempre à disposição para esclarecê-la! 


E mais: o curso NÃO utiliza imagens ou métodos de dissecação*! Então se você nunca arriscou a estudar o assunto por medo ou aflição de ver sangue ou coisas estranhas, aqui está a sua oportunidade!


FAÇA A SUA INSCRIÇÃO AGORA e descubra o verdadeiro universo canino!


*Embora a dissecação seja uma das formas mais antigas e disseminadas de investigar o corpo animal, entendemos que, para o propósito deste curso, é perfeitamente possível transmitir o conhecimento sem recorrer a esse método. Hoje contamos com recursos tecnológicos que permitem explorar o corpo do cão de uma forma que, além de realista, está em consonância com à nossa missão de respeito aos animais e aos princípios de nossos participantes!

Categoria: Anatomia

Informações gerais

Conteúdo
  • O curso de introdução à anatomia e fisiologia do sistema músculo esquelético dos cães é composto por 4 (quatro) módulos. Ao todo são 30 aulas compostas por videoaulas narrativas e apostila para download. Você contará com estudos de caso, palestra e artigos científicos para consolidar o aprendizado.
  • 1) No primeiro módulo você aprenderá: os conceitos de morfologia, anatomia e fisiologia; as divisões do corpo dos cães, planos eixos e termos direcionais; origem do sistema esquelético e os principais tecidos que compõem esse sistema; aprenderá o que é a osteogênese além das características, formas e tipos de ossos bem como os principais ossos que formam o esqueleto dos cães.
  • 2) No segundo módulo você estudará as articulações e suas funções, tipos de articulações; as principais articulações do corpo dos cães e os movimentos executadas por elas.
  • 3) No terceiro módulo você entenderá a função dos músculos e conhecerá quais são os tipos de tecidos musculares encontrados no corpo dos cães. Verá com maior detalhamento o sistema esquelético, foco do nosso curso, onde você poderá descobrir como é esse fantástico sistema que permite a movimentação do corpo. Você estudará as propriedades do tecido muscular, a estrutura e composição dos tendões; entenderá como é o processo de irrigação sanguínea nesse sistema além de todos os eventos para que ocorra uma contração muscular.
  • 4) No quarto e último módulo você conhecerá os princípios gerais do sistema muscular e aprenderá a classificação dos músculos de acordo com a forma, disposição das fibras musculares e ações musculares; Terá contato com o conceito de origem e inserção muscular e é claro a apresentação dos principais músculos superficiais que recobrem o corpo do cão e a ação que estes executam.
  • Ao final de cada módulo você terá um teste de múltipla escolha para avaliar o seu aprendizado.
Objetivo

O objetivo do curso de introdução a anatomia e fisiologia dos cães da AnimaTherapy é munir o aluno de informações sobre o corpo do cão. Vamos preparar o aluno para que ele possa desenvolver um olhar crítico sobre os sinais e sintomas apresentados pelos cães que necessitem de uma intervenção imediata por parte do tutor ou do profissional que trabalha com o cão. Queremos que, com essa atitude, o aluno possa, junto com o médico veterinário, prevenir problemas de saúde nos cães e dar mais qualidade de vida por meio do conhecimento.

Após a conclusão deste curso os alunos devem ser capazes de compreender os conceitos básicos da Anatomia e Fisiologia do Sistema Músculo Esquelético dos Cães, além de:


 ... Entender a necessidade de uma visão abrangente e integrada das estruturas internas do cão;

 ...Conhecer os principais termos técnicos utilizados na anatomia veterinária;

 ...Conhecer o funcionamento básico do sistema locomotor dos cães;

 ...Identificar e localizar as principais estruturas macroscópicas do sistema músculo esquelético;

 ...Conhecer os principais músculos superficiais do corpo dos cães;

 ...Melhorar a comunicação com profissionais da área veterinária;

 ...Dar qualidade de vida aos cães.





Público-alvo

Esse curso foi desenvolvido pensando em você que não estudou medicina veterinária mas sempre teve a vontade ou curiosidade de aprender, com maior profundidade, sobre o corpo dos cães.

Então, não importa qual é a sua profissão, para fazer esse curso o único pré-requisito é gostar de cães e de estudar! 


 Profissionais do setor pet:

          Auxiliar de veterinário;

          Pet sitter;

          Adestradores;

          Educadores caninos;

          Banhista;

          Tosador;

          Dog walker;

          Recreadores caninos;

          Funcionários de creche e hotéis para cães;

          Funcionários de pet shop e clínicas veterinárias entre outros;

  Estudantes de medicina veterinária, especialmente do primeiro ano da graduação;

  Profissionais das áreas de biologia, zootecnia e outras ligadas a conhecimento e educação;

  Tutores;

  Todos que tenham interesse em descobrir o funcionamento do corpo dos cães.





Metodologia

Diferentes métodos serão utilizados no decorrer do curso que servirão de apoio para você fixar o conteúdo proposto. São eles:


  Vídeoaulas narrativas;

  Material de apoio para consulta;

  Material extra para leitura;

  Artigos científicos para leitura e download;

  Estudos de caso;

  Palestras;

  Vídeos em 3D;

  Apostila em pdf com os textos de apoio;

  Fórum de discussão;

  Testes de conhecimento:

          Testes de múltipla escolha ao final de cada módulo para você treinar e testar o seu conhecimento.







Certificado

Ao final do curso o aluno receberá o certificado de conclusão após:



 ... realizar 100% das aulas de cada módulo;

 ... cumprir a carga horária total;

 ... responder os testes de conhecimento ao final de cada módulo.





Professores

                                                                                  

Themis Regina Kogitzki é proprietária da AnimaTherapy e instrutora nos cursos presenciais e online, formada em Administração de Empresaspela Universidade Estácio de Sá (2003), MBA Master em Marketingpela ESPM (2011), certificada pelo Advanced Canine Massage Certification Program(2013), pelo Continuing Education in Advanced MyofascialPost Surgical and Neuromuscular(2014), ambos da Chicago School of Canine Massage nos Estados Unidos, pelo Galen Myotherapy for the Canine Professional(2014) da Galen Therapy Centre da Inglaterra, graduanda em Medicina Veterináriapela Universidade Anhembi Morumbi (2019) e pós-graduanda em Design Instrucional(2020) pelo Senac. Atuou por 25 anos nos mercados Automotivo e Oil & Gas nas áreas comerciais e Marketing. Fundadora da AnimaTherapy, atua desde 2013 com foco na melhoria da saúde física e emocional de cães por meio da massagem, além da educação de tutores e profissionais do setor do setor pet com foco na qualidade de vida e bem-estar animal.